IBGE: serviços apresentam estabilidade pelo 2º mês consecutivo
Mercado esperava de alta de 0,2% na comparação mensal e de 6,2% na anual
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O setor de serviços registrou estabilidade na passagem de outubro para novembro, pelo segundo mês seguido sem crescimento, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa do mercado era de alta de 0,2% na comparação mensal e de 6,2% na anual, segundo pesquisa da Reuters. No mês, o setor ficou 10,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 0,5% abaixo do recorde verificado em setembro de 2022.
Como destacou o analista da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), Luiz Almeida, o resultado de novembro pode ser considerado como uma perda de fôlego diante dos avanços registrados nos meses anteriores, já que, de março a setembro, o índice teve uma elevação de 5,8%.
“Ainda é cedo para falarmos se estamos diante de um ponto de inflexão da trajetória. De todo modo, é importante notar que os principais pilares que vinham mostrando dinamismo e ajudando o índice a chegar em sua máxima histórica, os setores de tecnologia da informação e transporte de cargas, tiveram uma desaceleração em seu crescimento”, diz em nota.