IBGE: Vendas do varejo baiano fecham 2023 com o maior crescimento em 11 anos
Crescimento foi de 4,8% e foi resultado de aumentos no volume de vendas em cinco dos oito segmentos do varejo restrito
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
As vendas do varejo no comércio baiano registrou um crescimento de 4,8% em 2023, na comparação com 2022. O resultado foi puxado pelos aumentos no volume de vendas em cinco dos oito segmentos do varejo restrito – que desconsidera as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE divulgados nesta quarta-feira (07).
A maior taxa de crescimento anual na Bahia veio do segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (13,0%). Essa atividade tem menos influência no desempenho do varejo em geral, mas apresentou seu maior avanço de vendas em 11 anos (desde 2012, quando havia sido de 32,1%), com altas em 10 dos 12 meses de 2023.
O segundo setor que mais contribui para o crescimento foi o de combustíveis. O crescimento foi de 12,2%, e representa o maior aumento acumulado nos 22 anos de série histórica desse indicador, iniciada em 2001.
Com o melhor resultado em 11 anos, as vendas dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 5,0%, com altas em 10 dos 12 meses de 2023. O aumento anual foi o mais expressivo desde os 7,0% de 2012, e o segmento é o que tem maior peso na estrutura do comércio varejista no estado.
Os três segmentos do varejo restrito baiano com quedas nas vendas, no acumulado em 2023, foram livros, jornais, revistas e papelaria (-14,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,6%) e tecidos, vestuário e calçados (-4,2%).
As livrarias/papelarias retomaram uma sequência de resultados anuais negativos iniciada em 2018 e só interrompida em 2022 (por uma alta de 9,6%). O segmento de “outros artigos”, que reúne lojas de departamento e grandes varejistas do comércio on-line, teve um segundo ano consecutivo de perdas nas vendas, com aumento no ritmo de queda (havia recuado 8,0% em 2022). Já o vestuário teve uma primeira retração das vendas, após crescimento em 2021 (+24,2%) e estabilidade em 2022.
Dezembro
Em dezembro de 2023, as vendas do varejo na Bahia avançaram tanto frente a novembro (+0,2%), na série livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como a Black Friday e o Natal), quanto na comparação com dezembro de 2022 (+2,5%).
Na comparação com o mês de novembro, o crescimento foi de 0,2%. A variação representou uma retomada dos resultados positivos, após o recuo registrado na passagem de outubro para novembro (-2,1%).
Já na comparação com dezembro de 2022, o comércio varejista baiano mostrou seu 14° aumento nas vendas, com crescimentos seguidos desde novembro de 2022.
No Brasil como um todo, de novembro para dezembro de 2023, o varejo se retraiu (-1,3%), com quedas em 13 das 27 unidades da Federação. A Bahia teve a menor variação positiva, ou 14 o resultado entre os estados. Em relação a dezembro de 2022, o comércio varejista nacional registrou crescimento de 1,3% nas vendas, com altas em 18 estados. A Bahia ficou com o 11° resultado.