• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Idec solicita prestação de contas sobre uso de recursos da PEC Kamikaze
Brasil

Idec solicita prestação de contas sobre uso de recursos da PEC Kamikaze

No total, serão destinados cerca de R$ 2,5 bilhões as empresas de ônibus

Por Da Redação
Ás

Idec solicita prestação de contas sobre uso de recursos da PEC Kamikaze

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou um ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e ao Ministério da Economia para alertar sobre a necessidade de exigir prestação de contas das empresas de ônibus sobre a utilização dos recursos que serão repassados pela PEC Kamikaze. No total, serão destinados cerca de  R$ 2,5 bilhões.

O documento foi enviado com objetivo de evitar a falta de transparência e denúncias sobre a má utilização desses recursos públicos pelas concessionárias de transporte público nas cidades brasileiras. “O governo federal precisa atuar para garantir o bom uso desses recursos, caso contrário o repasse poderá se tornar uma espécie de cheque em branco às empresas do setor”, disse o coordenador de mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

Na carta, o Idec reforça que as cidades devem prestar conta de todos os dados relativos ao serviço de transporte público. Dessa forma será possível entender a situação financeira de cada uma, fundamentando novas propostas de auxílio futuros. Entre as informações que precisam ser exigidas pelo MDR estão: documento que comprove a operação do serviço, o custo geral do sistema e uma estimativa do déficit total gerado na pandemia. 

Depois, é essencial que a cidade faça uma prestação de contas clara mostrando como e com o que o recurso foi usado e qual impacto que o aporte teve no transporte coletivo e para os usuários. O Idec, que representa a sociedade civil no Fórum Nacional de Mobilidade, também solicitou uma reunião com o MDR para debater os desdobramentos do subsídio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.