IGP-M: contratos de aluguel não sofrem reajuste pelo terceiro mês consecutivo

No acumulado dos últimos 12 meses, índice registra queda de 6,86%

Por Da Redação
Ás

IGP-M: contratos de aluguel não sofrem reajuste pelo terceiro mês consecutivo

Foto: Reprodução/Pixabay

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (29), indica que julho será o terceiro mês consecutivo em que os inquilinos que têm contrato com vencimento na data não sofrerão reajuste no valor do aluguel. O indicador responsável pelo reajuste da maioria das locações vigentes no Brasil apresentou recuo de 1,93% no mês de junho, a quinta taxa mensal negativa seguida.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IGP-M registrou uma queda de 6,86%, alcançando o menor patamar da história do índice, que é calculado desde maio de 1990. Essa sequência de três quedas consecutivas do IGP-M acumulado não era observada na economia nacional desde o período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018.

Segundo o economista André Braz, coordenador dos índices de preços do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), a nova queda do IGP-M é resultado da deflação registrada nos preços ao produtor, impulsionada pela redução do preço dos combustíveis nas refinarias.

“O preço do diesel encolheu 13,82%, enquanto o preço da gasolina caiu 11,69%. Afora tal contribuição, os preços de importantes commodities agropecuárias seguem em queda, como milho (-14,85%) e bovinos (-6,55%)”, destacou o especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário