IGP-M: inflação do aluguel recua 0,14% em agosto e acumula queda de 7,2% nos últimos 12 meses
Essa é a quinta queda consecutiva registrada no índice pela FGV
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Índice Nacional de Preços - Mercado (IGP-M) seguiu com a trajetória de queda iniciada em abril e registrou mais um recuo, agora de 0,14%, em agosto, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (30), pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com a quinta baixa consecutiva, o indicador acumula queda de 7,2% nos últimos 12 meses. A taxa representa que as locações atreladas ao índice com vencimento em setembro vão seguir inalteradas.
O percentual acumulado do IGP-M é aquele que seria repassado às locações com aniversário de vencimento no mês seguinte. No entanto, a maioria dos contratos contam com cláusulas que barram o reajuste negativo do indicador, o que pode ocasionar a manutenção do atual valor pago.
O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola e industrial e na construção civil.
Nessa perspectiva, os preços dos produtos agropecuários (de -1,87% para 0,02%) e industriais (de -0,75% para -0,24%) contribuíram para a taxa menos negativa do índice ao produtor. No caso da parte agrícola, a maior influência veio da soja (de 0,03% para 5,63%), já do lado industrial, foi o óleo diesel (de 0% para 4,15%).