Ilha é infestada por caranguejos-vermelhos gigantes por causa da falta de chuva
Últimos meses foram muito secos na Ilha de Christmas, na Austrália
Foto: Pixabay
O tempo seco provocou um atraso histórico de dois meses na migração anual dos caranguejos-vermelhos da Ilha Christmas da Austrália, quando iniciam a viagem anual do interior do território para o mar, onde acasalam.
As alterações climáticas prejudicaram ainda mais a migração anual, que foi menor neste ano. Normalmente, o grande número de caranguejos vermelhos resulta no fechamento das estradas na ilha porque a quantidade é muito grande.
Este foi o primeiro ano da história em que os caranguejos migraram em fevereiro, disse o coordenador do programa de campo de espécies ameaçadas da entidade Parks Austrália, Brendan Tiernan. Ele garante que, em 2024, o número de caranguejos foi muito menor que o normal.
Com uma população de mais de 100 milhões de indivíduos, os caranguejos são exclusivos da ilha, onde a maior parte do território é designada como parque nacional e protegida pela lei australiana.
A migração faz com que os caranguejos viajem da ilha ao largo da costa da Austrália Ocidental até ao oceano, onde acasalam. As fêmeas então ficam em tocas perto do oceano para chocar seus ovos, e os machos retornam para o interior.