Imigração ilegal de brasileiros nos EUA sobe 2,72% em julho!
No acumulado do ano, mais de 21 mil apreensões e detenções de cidadãos do País foram registradas na fronteira americana

Foto: Divulgação
A quantidade de brasileiros flagrados tentando entrar ilegalmente nos EUA subiu 2,72% em julho na comparação com o mês anterior. Ao todo, as autoridades americanas registraram 3.507 encontros com imigrantes do Brasil – em contraste com os 3.414 de junho. No acumulado do ano, já são mais de 21,4 mil apreensões e detenções feitas pela imigração estadunidense, volume 15,4% abaixo do que no mesmo período de 2022.
Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, com base nos dados mais recentes do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) – órgão que faz o controle das divisas do país.
O Brasil é o 18º país que mais teve cidadãos flagrados ilegalmente na fronteira dos EUA nos sete primeiros meses de 2023. A lista é liderada por México (445 mil), Venezuela (174 mil) e Honduras (111 mil). De acordo com o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, os flagrantes de brasileiros têm, basicamente, duas causas.
“São famílias que acham que não são elegíveis para o green card e arriscam-se na travessia pelo México para tentar uma vida melhor nos EUA, motivadas por dois grandes motivos: fugir da violência em suas regiões ou buscar uma oportunidade de vida melhor. São brasileiros que não conseguem emprego ou não veem uma perspectiva de longo prazo para eles e suas famílias”, analisa o advogado.
De acordo com Alexandre, a leve alta de julho faz parte de uma flutuação padrão que costuma existir nos dados do CBP e, em princípio, não existe uma razão específica para justificá-la. “É um patamar muito parecido com o do ano passado no geral. Existem muitas variáveis, como as constantes mudanças nas políticas de imigração americanas e a própria ação dos atravessadores, os chamados coiotes”, comenta o sócio da AG Immigration, destacando que é mais caro usar os serviços dessas redes de criminosos do que tentar obter o green card de maneira legal.
Números totais
O levantamento da AG Immigration mostra também que, considerando-se de todas as nacionalidades, foram registrados 245 mil encontros na fronteira dos EUA em julho. Trata-se de um aumento de 15,9% sobre o volume do mês anterior. Já no acumulado do ano, são 1,69 milhão de flagrantes anotados, alta de 2,36% sobre o mesmo período de 2022.
Encontro é um termo usada pela imigração dos EUA que se refere a dois tipos distintos de evento: a detenção, que acontece quando os imigrantes são levados sob custódia para aguardar julgamento; e a expulsão, quando eles são imediatamente devolvidos para seu país de origem ou último país de trânsito.
Países com cidadãos mais flagrados na fronteira dos EUA em 2023 (jan-jul)
- México: 445.410
- Venezuela: 174.697
- Honduras: 111.941
- Haiti: 107.702
- Guatemala: 104.325
- Colômbia: 90.513
- Cuba: 62.117
- Índia: 59.516
- Equador: 52.554
- Ucrânia: 47.632
- Brasil: 21.434