• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Impeachment contra Witzel entra na semana decisiva e deve ser julgado ainda neste mês

Impeachment contra Witzel entra na semana decisiva e deve ser julgado ainda neste mês

Governador afastado afirmou que falta uma peça processual e que investigação deveria recomeçar

Por Da Redação
Ás

Impeachment contra Witzel entra na semana decisiva e deve ser julgado ainda neste mês

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O processo de impeachment contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), entra na semana decisiva. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve se manifestar até esta terça-feira (20) sobre o recurso apresentado pela defesa de Witzel, que tenta paralisar o andamento do processo. Os advogados do governador afastado argumentam que não foi protocolada uma peça processual que exponha o fato criminoso pelo qual ele é acusado e, com isso, tenta evitar o julgamento previsto para ser realizado no final deste mês.  

O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Rio e do Tribunal Especial Misto (TEM), Henrique Andrade Figueira, que julga o impeachment, enviou a Moraes uma série de documentos anexados à denúncia contra Witzel que comprovariam o eixo acusatório. Nos bastidores, o recurso é interpretado como a tentativa final do governador afastado de evitar o julgamento, no qual as suas chances de ser absolvido são consideradas baixas. Em suas alegações finais, a acusação pedirá para que Witzel seja condenado por crime de responsabilidade e perca os direitos políticos por cinco anos. 

Ao GLOBO, Witzel afirmou que a falta um "libelo acusatório" gerou falhas no processo de impeachment e, por isso, toda investigação deveria recomeçar do zero. "A instrução do processo no TEM foi mal conduzida, não observou o devido processo legal e não permitiu que eu pudesse exercer minha defesa em toda sua plenitude. Testemunhas foram ouvidas sem que as acusações tivessem sido delimitadas e claras, provas periciais foram indeferidas quando seriam absolutamente indispensáveis ao julgamento da causa. A ausência do libelo acusatório foi o motivo para tais violações. Espero anular todo esse processo de impeachment e o meu afastamento do cargo", afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário