Importadora traz único Fusca "Final Edition" para o Brasil
Com motor de 175cv, versão conversível marca despedida do besouro
O Volkswagen Beetle é uma releitura do clássico Fusca, lançado em 2012 para suceder o New Beetle que surgiu em 1998 e que por sua vez foi um novo produto baseado no clássico Sedã lançado pela Volkswagen comercialmente em 1938 e fabricado até 2003. Nas novas versões, são muitas as séries especiais com a Final Edition, lançada nos Estados Unidos marcando o fim definitivo do Beetle.
Mas um fã do modelo importou a única unidade que se tem notícia do Brasil da chamada "Final Edition", versão de despedida do modelo que traz a herança do Fusca, vendido por aqui até 2017. Ao preço de R$ 329 mil, o comprador encomendou a versão SEL, topo de linha, com carroceria conversível, importada pela Direct Imports, sediada na Avenida Europa, de São Paulo, tradicional reduto de modelos importados.
A motorização do Beetle Final Edition é a conhecida 2.0 TSI (turbo e injeção direta), porém, com 175 cv de potência e 25,4 kgfm de torque e combinada a um câmbio automático de seis marchas. Quando vendido aqui o Beetle, rebatizado de "Fusca", tinha 211cv com transmissão DSG. O conjunto mecânico e a plataforma nos dois casos são derivados do Golf, que deixou de ser oferecido no país.
“As versões especiais são muito procuradas no Brasil e, entre as poucas [unidades] ‘Final Edition’ do Beetle, um cliente fã do modelo queria a versão mais cara disponível para compor sua coleção”, explica Daniel Valerio, CEO da Direct Imports.