Imposto de Renda 2022: contribuinte tem até hoje (10) para pagar em débito automático
Valor pode ser parcelado em até 8 vezes, desde que cada uma das parcelas não seja inferior a R$ 50
Foto: Reprodução
Os contribuintes que tiverem imposto a pagar e quiserem alterar o pagamento da parcela única ou da primeira parcela para débito automático tem até esta terça-feira (10) para encaminhar a declaração do Imposto de Renda 2022.
O prazo anterior era o dia 10 de abril, mas precisou ser prolongado com a alteração do fim do prazo de entrega de 29 de abril para 31 de maio. Caso não entregue até essa data, o contribuinte deve realizar o pagamento através de Darf. Se optar pela cota única, a data de vencimento é 31 de maio.
Esse imposto pode ser parcelado em até 8 vezes, desde que cada uma das parcelas não seja inferior a R$ 50. As parcelas possuem cobrança de juros.
Na segunda parcela será cobrado juros de 1% sobre o valor da primeira parcela. Da terceira parcela em diante, ocorre a incidência de 1% mais a variação mensal da Selic acumulada a partir do mês de maio até o mês anterior ao vencimento da cota. Se houver atraso no pagamento, será aplicado uma multa de 0,33% ao dia limitado a 20% sobre o valor da parcela.