• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Imposto sobre herança no Brasil 'é nada', diz Lula ao comparar com Estados Unidos 
Política

Imposto sobre herança no Brasil 'é nada', diz Lula ao comparar com Estados Unidos 

Presidente destacou que valor pago nos EUA é muito maior

Por Da Redação
Ás

Imposto sobre herança no Brasil 'é nada', diz Lula ao comparar com Estados Unidos 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o imposto sobre herança pago no Brasil com o dos Estados Unidos. Em evento nesta terça-feira (23), o petista afirmou que o valor pago no país “é nada” quando comparado com a taxa cobrada aos estadunidenses. Para ele, os ricos não são estimulados a doar bens por causa da alíquota baixa. 

Lula citou a doação de patrimônio feita por empresários norte-americanos ao fazer a comparação. O presidente disse acreditar que o imposto maior sobre a herança nos Estados Unidos faz com que sejam realizadas mais doações a universidades, por exemplo. 

"Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações", afirmou Lula durante cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP).

No Brasil, o imposto sobre herança no Brasil tem alíquotas de 1% a 8%, varia de acordo com os estados. Nos Estados Unidos, o imposto varia de 18% a 40%. "Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela", acrescentou Lula. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário