• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Imprensa internacional repercute ausência de Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump
Mundo

Imprensa internacional repercute ausência de Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump

Alexandre de Moraes negou restituição do passaporte do ex-presidente e não autorizou viagem aos EUA

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Imprensa internacional repercute ausência de Jair Bolsonaro na posse de Donald Trump

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Veículos de notícias internacionais repercutiram a decisão do ministro Alexandre de Moraes de negar a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e de não autorizar a viagem para a posse de Donald Trump nos EUA, que ocorre na próxima segunda-feira (20).

A medida foi publicada por jornais como os americanos The New York Times e The Washington Post, como também pela emissora Al Jazeera, do Catar, e pelos europeus The Guardian e El País.

O New York Times realçou os inquéritos que Bolsonaro enfrenta na justiça e a forma como ele enxerga os Estados Unidos e a imagem de Trump. “O ex-presidente brasileiro, pressionado por investigações criminais, olha para os EUA para mudar a política de sua nação — e talvez mantê-lo um homem livre”, registrou na manchete.

No The Washington Post, a reportagem tratou sobre as divergências entre Bolsonaro e Moraes, destacando o pronunciamento de Moraes. “O juiz Alexandre de Moraes, que Bolsonaro chama frequentemente de seu inimigo pessoal, disse na decisão que o político de extrema-direita atualmente não ocupa nenhuma posição que lhe permitiria representar o Brasil no evento […]”.

O jornal ressaltou ainda a postagem do ex-presidente, sobre o veredito, na rede social X, realizado na quinta-feira (16). Na publicação ele atribui a culpa ao sistema judicial brasileiro de perseguição política, ao comparar a situação aos processos do republicano. “Ele disse que Trump ‘superou o ativismo judicial. Eu também o superarei.'”

O site da emissora Al Jazeera evidencia a apreensão do passaporte como “parte das investigações em andamento”. Relembrando o apelidado “Trump dos Trópicos”, já usado para mencionar ao ex-presidente.

O britânico The Guardian recordou que a detenção do passaporte de Bolsonaro ocorreu em fevereiro de 2024 e mencionou a acusação de ameaça à democracia.

No veículo El País, a comemoração do movimento bolsonarista com a vitória de Trump foi citada.

“A eleição do magnata foi recebida com euforia pelos apoiadores de Bolsonaro, mas o chefe da oposição brasileira enfrenta crescentes problemas legais […]”, registrou.

A viagem de Michele Bolsonaro para Washington, como representante do ex-presidente, também foi citada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.