Impulsionada por alta dos alimentos, inflação sobe para 0,46% em maio

Cenário nacional já sente efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Ás

Impulsionada por alta dos alimentos, inflação sobe para 0,46% em maio

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A inflação do mês de maio, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu para 0,46%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta nos preços foi puxada pelo grupo de Alimentação e Bebidas, que subiu 0,62% na comparação com abril. Dentro do grupo, destaque para os tubérculos, raízes e legumes, principalmente a batata, que disparou 20,61% em um mês.

Segundo o IBGE, as maiores cheias da história que foram registradas no Rio Grande do Sul no mês passado, contribuem para o avanço da inflação. "A situação de calamidade acabou afetando a alta dos preços de alguns produtos e serviços. Em maio, as principais altas foram da batata-inglesa (23,94%), do gás de botijão (7,39%) e da gasolina (1,80%)", comentou André Almeida, gerente da pesquisa, ao portal g1.

Além da batata, os preços de outros alimentos muito comuns no dia a dia das famílias brasileiras também ficaram mais caros em maio. Os destaques ficam com a cebola, que teve alta de 7,94%, o leite longa vida, com avanço de 5,36%, e o café moído, com 3,42%.

O  IPCA acumula alta de 2,27% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%. Como comparação, em maio de 2023, a variação havia sido de 0,23% e nos 12 meses imediatamente anteriores, o acumulado do IPCA era de 3,69%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário