• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 'Inadmissível', diz governo sobre crianças ianomâmis amarradas por garimpeiros
Brasil

'Inadmissível', diz governo sobre crianças ianomâmis amarradas por garimpeiros

Caso foi denunciado pela Hutukara Associação Yanomami

Por Da Redação
Ás

'Inadmissível', diz governo sobre crianças ianomâmis amarradas por garimpeiros

Foto: Reprodução/O Globo

Vídeos divulgados pela Hutukara Associação Yanomami mostram um grupo de garimpeiros amarrando duas crianças e um adolescente indígena em troncos de árvores dentro da reserva ambiental nas terras Yanomami. Em nota ao jornal O Globo, o Ministério dos Povos Indígenas classificou as denúncias como “inadmissíveis” e informou que está coordenando esforços com outros órgãos para garantir “medidas urgentes de investigação, denúncia e punição dos responsáveis por este caso".

A Associação Hutukara enviou um ofício ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal, à Funai e ao Ibama, afirmando que não foi possível apurar o desfecho do episódio, mas enfatizando a gravidade do caso e a necessidade de uma resposta rápida das forças de segurança. 

Dario Kopenawa, vice-presidente da associação, expressou preocupação com a violência na região do Hakoma e o risco enfrentado pelas crianças, pedindo uma apuração urgente por parte das autoridades.

"Uma violência brutal na região do Hakoma e as crianças estão correndo risco nesta região. Por isso, nós estamos preocupados. Queremos apuração urgente nessa violência grave que está acontecendo na Terra Yanomami", disse Kopenawa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário