Incêndio no Pantanal ameaça parque com maior população de onças-pintadas do mundo
Operação Pantanal II, foi deflagrada no dia 7 de agosto
Foto: Divulgação/Secom MP
O governo do Mato Grosso informou nesta quarta-feira (9), que as chamas que há mais de 40 dias destroem parte do Pantanal mato-grossense atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (MT), a cerca de 102 quilômetros de Cuiabá. Segundo o órgão, a região reúne a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
Com o objetivo de tentar com maior eficiência conter o fogo na região, o Corpo de Bombeiros enviou na última terça-feira (8), mais duas equipes para auxiliar os 46 bombeiros que já estão no local. A atuação de bombeiros e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na segunda-feira (7), foi fundamental para salvar sete crianças e duas mulheres cuja casa estava cercada pelo fogo, na região de Porto Jofre.
No momento, os bombeiros dão preferência as áreas onde há pousadas, fazendas ou uma das 140 pontes de madeira existentes ao longo da Rodovia Transpantaneira (MT-060). Além da presença de 122 agentes de vários órgãos públicos e do emprego de cinco aeronaves, o combate ao incêndio dentro do parque estadual tem o apoio de moradores da região, que disponibilizam máquinas, carros-pipas e tratores para a ação, que faz parte da Operação Pantanal II, deflagrada no dia 7 de agosto.