Incidência de novos casos de covid-19 volta a subir na Europa
Conforme o ECDC, a elevação foi de 4,6%, totalizando 1.565 casos por 100.000 habitantes
Foto: Reprodução
Em 14 dias, a incidência de novos casos de covid-19 voltou a subir na Europa, após várias semanas de declínio sustentado, como informou nesta sexta-feira (18) o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).
A elevação foi de 4,6% e a incidência atingiu os 1.565 casos por 100.000 habitantes (dados até 13 de março), número que sobe para 9,1% nos maiores de 65 anos, conforme o ECDC. Há 14 países que registaram uma tendência ascendente, três deles (Islândia, Irlanda e Holanda) com bastante preocupação.
Com o aumento da transmissão, principalmente entre os idosos, existe uma piora nos indicadores de gravidade, em que seis países apresentaram elevação na ocupação hospitalar e cinco na taxa de mortalidade.
"Em tempos de alta incidência, é provável que algumas pessoas sejam hospitalizadas ou morram com, e não de, covid-19. Os internamentos e a ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos, que poderia dar um quadro mais preciso da gravidade, permanece em níveis relativamente baixos", alerta.
Segundo os dados disponíveis, 83,1% da população com mais de 18 anos na UE/EEE receberam o ciclo completo da vacina contra o novo coronavírus e 62,9% já têm a dose de reforço.