Independência do Brasil na Bahia: fogo simbólico sai de Cachoeira em direção a Salvador
Chama participará do desfile cívico de 2 de julho, no domingo
Foto: Reprodução/TV Bahia
O fogo simbólico do 2 de Julho, data de celebração da Independência do Brasil na Bahia, já está em direção a Salvador. Tradicionalmente, a cerimônia do fogo simbólico começa em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, porque a cidade foi o quartel das tropas que lutaram pela Independência na Bahia em 1823. O fogo saiu da cidade na manhã desta sexta-feira (30), em direção à capital baiana, para o desfile de celebração no sábado.
A novidade deste ano foi a saída de outro fogo simbólico de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador. A mudança ocorre como reconhecimento da participação das cidades da RMS nas lutas pela Independência. Na época, a região era conhecida como Recôncavo Norte.
De Cachoeira, o percurso é de pouco mais de 100 km e, após sair de Cachoeira, o fogo passa pelas cidades de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, até chegar ao bairro de Pirajá, na capital baiana. Já a chama da RMS percorre pouco mais de 50 km e segue em direção a Dias D’Ávila. O desfile em comemoração pela Independência do Brasil na Bahia acontece no domingo (2), quando o fogo simbólico segue para o Largo 2 de Julho, no Campo Grande.