Coronavírus

Índia bate recorde mundial de casos de Covid pelo 2º dia

Cresce a pressão por lockdown nacional

Por Da Redação
Ás

Índia bate recorde mundial de casos de Covid pelo 2º dia

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Mais um recorde diário de casos do novo coronavírus é registrado na Índia nesta sexta-feira (7), com 414.188 infectados. Foi o 2º dia seguido de recorde mundial e a 3ª vez que o país tem mais de 400 mil casos confirmados em 24 horas.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano, o país teve também mais 3.915 mortes, elevando o total de mortes para 234 mil e o de infectados para quase 21,5 milhões.

São 16 dias seguidos com mais de 300 mil infectados e o 10º com mais de 3 mil mortes. A Índia já registrou mais de 2,7 milhões de casos confirmados e 25 mil óbitos nos primeiros 7 dias de maio.

Especialistas consideram que os números oficiais estão muito abaixo da realidade e que o pior cenário ainda vai acontecer dentro de algumas semanas

O primeiro-ministro Narendra Modi enfrenta cada vez mais pressão para impor um lockdown nacional, como foi adotado com sucesso em 2020. Sem uma decisão centralizada do governo, estados e municípios têm adotado medidas de restrição por conta própria, mas elas não têm sido suficientes para frear a escalada de casos e mortes.

Especialistas, líderes da oposição e até juízes da Suprema Corte dizem que a medida parece ser a única opção contra o vírus, que se alastra por cidades e vilas e agora atinge até áreas rurais.

A Índia é o segundo mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes do país, e cerca de 70% da população vive no interior.

Subnotificação de casos e mortes

O aumento no número de casos provocou o colapso dos hospitais, que enfrentam falta de leitos, remédios e oxigênio. Crematórios não conseguem atender ao volume de corpos nas grandes cidades.

Muitas pessoas morrem em casa ou na porta dos hospitais, à espera de um leito ou oxigênio. Parentes precisam pagar pelos insumos médicos dos internados e até pela lenha da cremação.

Em várias cidades a cremações está sendo feita em massa e até a noite. O número de cerimônias sob os protocolos da Covid-19 é muito maior do que o de vítimas dos balanços oficiais do governo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.