Indicado por Jerônimo, Gildeone Almeida deve ser confirmado como presidente da Embasa nesta sexta (14)
Ele assumiu interinamente a presidência interina da estatal em dezembro de 2024

Foto: Divulgação/Embasa
Indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente interino da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida, deve ser oficializado no cargo nesta sexta-feira (14) depois de uma reunião do Conselho de Administração (Consad).
Gildeone assumiu a presidência interina da estatal em dezembro de 2024, após a saída de Leonardo Goés, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
À frente da Embasa, ele pretende ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que atendem 368 municípios baianos.
Mudanças na Embasa
Três das seis diretorias da Embasa passarão por mudanças na gestão executiva. Para a Diretoria de Operação no Interior, antes ocupada por Gildeone Almeida, o nome cotado é o do engenheiro civil Vinícius Araújo Sousa.
Já a Diretoria de Operação na Região Metropolitana de Salvador (RMS) deverá ser assumida por Joana da Costa Oliveira Rolemberg Silva. Na Diretoria de Empreendimentos, a indicação é do engenheiro civil Christiano Bressy Dultra Barbosa, que tem MBA em Gestão Empresarial.
As demais diretorias devem manter os atuais gestores. A administradora Marcela Passos Lima seguirá à frente da Diretoria Financeira e Comercial, enquanto o engenheiro agrônomo Jazon Ferreira Primo Junior continuará na Diretoria de Gestão Corporativa. O economista Clécio Costa Cruz também deve ser reconduzido à Diretoria Técnica e de Planejamento.