Indicados por Lula, novos diretores do BC tomam posse nesta terça-feira (2)
Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira assumem postos em ato fechado
Foto: Pedro França/Agência Senado
Os economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira assumem seus cargos na diretoria do Banco Central (BC) nesta terça-feira (2), em uma cerimônia restrita à imprensa, sem horário especificado, conforme informado pela autarquia monetária.
A posse dos novos diretores não será acompanhada por divulgação de imagens, e a assinatura oficial ocorrerá no gabinete dos nomeados, conforme explicou a assessoria de comunicação do BC.
Paulo Picchetti será o novo diretor responsável pela Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Rodrigo Alves Teixeira assumirá a Diretoria de Administração.
A indicação da dupla pelo Planalto ocorreu em 10 de novembro de 2023, sendo aprovada pelo Senado em 28 do mesmo mês. Os mandatos dos novos diretores se estendem até 31 de dezembro de 2027, podendo ser renovados por mais quatro anos, conforme previsto na Lei de Autonomia do BC.
Com a entrada dos novos diretores, a atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleva para quatro os membros da cúpula do BC indicados pelo governo. Em julho de 2023, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino assumiram as áreas de Política Monetária e de Fiscalização, respectivamente.
O próximo encontro do colegiado está programado para 30 e 31 de janeiro, e a taxa atual está em 11,75%, após quatro cortes consecutivos de 0,50 ponto percentual (p.p.).