• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Índice de Confiança da Indústria recua pela 4ª vez e fica abaixo da linha de 50 pontos, diz CNI
Economia

Índice de Confiança da Indústria recua pela 4ª vez e fica abaixo da linha de 50 pontos, diz CNI

Segundo confederação, resultado foi impulsionado por 'piora das condições das empresas'

Por Da Redação
Ás

Índice de Confiança da Indústria recua pela 4ª vez e fica abaixo da linha de 50 pontos, diz CNI

Foto: Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou recuo para abaixo da linha divisória de 50 pontos em janeiro, a 48,6 pela primeira vez desde julho de 2020. A queda foi de 2,2 pontos em relação a dezembro.  

De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira (12), o resultado mostra que há uma falta de confiança generalizada no setor, impulsionada pela “piora das condições das empresas e da economia brasileira, que já ocorria em dezembro, mas se tornou mais intensa e disseminada”.

“Medir a confiança do empresário é importante, porque a ideia é antecipar as movimentações da atividade industrial. Empresários confiantes tendem a aumentar sua produção, a contratar mais, a investir mais, e o inverso ocorre com a falta de confiança”, disse o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, em comunicado divulgado à imprensa.

A pesquisa da CNI também aponta que, ao comparar o mesmo período de 2022, houve uma queda de 7,4 pontos na confiança da indústria nacional.

O levantamento da CNI foi realizado entre 3 e 9 de janeiro com 1306 empresas — 527 de pequeno porte, 475 de médio porte e 304 de grande porte. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.