Saúde

Indústria do tabaco mata 8 milhões de pessoas anualmente, alerta OMS

Os dados foram divulgados pela agencia na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça (31)

Por Da Redação
Ás

Indústria do tabaco mata 8 milhões de pessoas anualmente, alerta OMS

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que todos os anos a indústria do tabaco custa ao mundo mais de 8 milhões de vidas, 600 milhões de árvores, 200.000 hectares de terra, 22 bilhões de toneladas de água e 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).

Os dados foram divulgados pela agencia na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31). No alerta, a OMS também pede medidas para responsabilizar a indústria pelos danos causados a nível global, diz o relatório da OMS “Tobacco: Poisoning our planet” (Tabaco: Envenenando nosso planeta, em tradução livre).

Segundo a OMS, grande parte do tabaco é cultivada em países de baixa e média renda, local onde água e terras agrícolas são necessárias para a produção de alimentos. Esses espaços, no entanto, estão sendo usadas ​​para cultivar folhas de tabaco.

O documento também ressalta que a pegada de carbono da indústria do tabaco – da produção, processamento ao transporte, é equivalente a um quinto do CO2 produzido pela indústria aérea comercial a cada ano, o que contribui ainda mais para o aquecimento global.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário