Indústria do tabaco mata 8 milhões de pessoas anualmente, alerta OMS
Os dados foram divulgados pela agencia na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça (31)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que todos os anos a indústria do tabaco custa ao mundo mais de 8 milhões de vidas, 600 milhões de árvores, 200.000 hectares de terra, 22 bilhões de toneladas de água e 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2).
Os dados foram divulgados pela agencia na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31). No alerta, a OMS também pede medidas para responsabilizar a indústria pelos danos causados a nível global, diz o relatório da OMS “Tobacco: Poisoning our planet” (Tabaco: Envenenando nosso planeta, em tradução livre).
Segundo a OMS, grande parte do tabaco é cultivada em países de baixa e média renda, local onde água e terras agrícolas são necessárias para a produção de alimentos. Esses espaços, no entanto, estão sendo usadas para cultivar folhas de tabaco.
O documento também ressalta que a pegada de carbono da indústria do tabaco – da produção, processamento ao transporte, é equivalente a um quinto do CO2 produzido pela indústria aérea comercial a cada ano, o que contribui ainda mais para o aquecimento global.