INEP aciona a PF após vazamento de imagens da prova na internet
Instituto afirma que o suposto vazamento não traz nenhum prejuízo à realização da prova
Foto: Agência Brasil
Fotos da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram a circular nas redes sociais no domingo (5), após estudantes já estarem isolados para realização da avaliação. Para investigar o vazamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acionou a Polícia Federal (PF).
A PF deve investigar se os registros foram feitos por algum candidato. Segundo as regras do edital do Enem, caso um dos estudantes tenha desrespeitado a regra ele pode ser punido com sua desclassificação. Apesar disso, segundo o Inep, não foi identificado nenhum prejuízo que essas imagens pudessem ter provocado à realização da avaliação no domingo (5).
Desde o ingresso na sala de provas os estudantes são proibidos de usarem aparelhos eletrônicos, eles devem, obrigatoriamente, guardá-los em envelopes porta-objetos lacrados e identificados até a saída da sala.
As primeiras provas do Enem 2023 (linguagens, ciências humanas e redação) foram aplicadas neste domingo (5), e as demais (matemática e ciências da natureza) serão feitas no próximo domingo (12).