Inep divulga resultado final sobre pedidos de isenção da taxa do Enem 2021 nesta sexta-feira (25)
Inscrições para a realização da prova serão abertas na próxima quarta (30)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Nesta sexta-feira (25), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga a resposta final para aqueles que tiveram o pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) negado. O resultado pode ser checado na Página do Participante. Quem não teve a isenção aprovada terá que pagar a taxa de inscrição do Enem, que neste ano é de R$ 85.
O Inep alerta que, mesmo os candidatos que tiveram a isenção aprovada precisam se inscrever no exame. As inscrições serão abertas em 30 de junho e seguem até 14 de julho. De acordo com o edital do exame, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:
- matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
- alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
- pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.
Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício. Em 2021, como já é de praxe, as provas serão aplicadas em dois domingos, a novidade é que, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas na mesma data, dias 21 e 28 de novembro.