Inflação anual da Argentina passa de 250% em janeiro
Número representa o maior valor em 12 meses desde 1991
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos, divulgados na quarta-feira (14), indicam que a inflação anual da Argentina atingiu 254,2% no último mês, representando o maior valor em 12 meses desde 1991. Já o índice mensal de janeiro registrou 20,6%.
A taxa foi impulsionada por aumentos nos setores de bens e serviços, transporte e comunicação. No entanto, houve uma desaceleração em relação a dezembro, quando a inflação mensal do país atingiu 25,5%.
De acordo com informações da CNN, Hernán Letcher, diretor do Centro de Economia Política Argentina, observa que a diminuição de alguns pontos é um fator “secundário” diante dos fortes aumentos ainda registrados no país.
Ele observa ainda que em fevereiro há uma moderação nos aumentos de alimentos, mas, por outro lado, tem havido um aumento substancial dos preços regulados, como transporte público e planos de saúde. Com a vigência do decreto do governo Milei, que eliminou o controle de preços em diversos setores, prestadores de planos de saúde aumentaram os valores das mensalidades em cerca de 40% em janeiro, 30% em fevereiro e 20% em março.