• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação da RM de Salvador chega a 0,96% em fevereiro; maior para o mês em 8 anos
Economia

Inflação da RM de Salvador chega a 0,96% em fevereiro; maior para o mês em 8 anos

Indicador foi o terceiro do país neste período

Por Da Redação
Ás

Inflação da RM de Salvador chega a 0,96% em fevereiro; maior para o mês em 8 anos

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

No mês de fevereiro, a inflação da Região Metropolitana (RM) de Salvador foi a terceira maior do país alcançado 0,96%. O indicador aumentou significativamente em relação a janeiro, quando tinha sido de 0,13%, e foi o mais alto para um mês de fevereiro, na RMS, em oito anos, desde 2016, quando havia ficado em 1,41%.

Os dados foram divulgados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e foi puxado pelo setor da educação.

Com esse novo resultado, nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, a inflação na região acumula alta de 3,65% e, embora esteja bem menor do que a verificada no mesmo período de 2023 (6,51%), acelerou aumentou frente ao registrado em janeiro (3,49%). 

A inflação na região metropolitana de Salvador foi resultado de altas em seis dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA.

O maior aumento no mês e também o maior impacto para cima no índice geral veio do grupo educação (5,95%). É em fevereiro que o IBGE capta a maior parte dos aumentos nas mensalidades escolares, que, por isso, costumam ter forte impacto sazonal nos índices de inflação (IPCA-15 e IPCA). 

Embora tenha sido menor do que o verificado em 2023 (6,12%), o aumento da educação na Região Metropolitana de Salvador, em fevereiro de 2024, ficou acima do registrado no Brasil como um todo (4,98%) e foi o maior dentre os 16 locais pesquisados pelo IBGE. 

Dos 10 produtos e serviços que mais aumentaram no mês, seis foram alimentos, liderados pela cenoura, que subiu 23,03%. As mensalidades escolares também dispararam, com destaque para a pré-escola, que subiu 10,19%, enquanto o transporte escolar aumentou 7,60%.

Por outro lado, dentre os três grupos que registraram deflação na RMS, em fevereiro: vestuário (-1,45%), puxado pelas roupas masculinas (-2,33%) e femininas (-1,42%); e das despesa pessoais (-0,13%), com influência maior de hospedagem (-3,38%) e cinema, teatro e concertos (-4,18%).

As passagens aéreas também ajudaram a segurar a inflação de fevereiro, na RM Salvador, com a maior queda média de preços dentre todos os itens pesquisados (-14,5%) e a principal contribuição individual de baixa no índice geral. ,

INPC da RM Salvador também acelera em fevereiro e fica em 0,93%

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Região Metropolitana de Salvador ficou em 0,93%. O INPC mede a inflação para as famílias com menores rendimentos. Assim como o IPCA, o INPC da RM Salvador foi o terceiro maior do país, acelerando frente a janeiro, quando havia sido de 0,17%, e ficando acima do nacional (0,81%).

No acumulado nos dois primeiros meses de 2024, o INPC da RM Salvador está em 1,10%. Já nos 12 meses encerrados em fevereiro, ficou em 3,08%. Em ambos os
indicadores, a RMS tem o terceiro menor índice entre as áreas pesquisadas, ficando abaixo do resultado do Brasil como um todo (1,38% e 3,86%, respectivamente).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário