Brasil

Inflação desacelera 0,16% em março, aponta IBGE

Dados do IPCA foram divulgados nesta quarta-feira (10); veja números

Por Da Redação
Ás

Inflação desacelera 0,16% em março, aponta IBGE

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um aumento de 0,16% em março, após ter registrado uma alta de 0,83% no mês anterior. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10).

Segundo o levantamento do IBGE, o IPCA acumulou, ao longo dos 12 meses até março, uma alta de 3,93%, contra alta de 4,50% do mês anterior. Os dados ficaram abaixo do esperado, pois o consenso LSEG de analistas estimava inflação de 0,25% na comparação mensal. A estimativa para a inflação em 12 meses era de 4,01%.

Do total de nove grupos de produtos e serviços analisados pelo IBGE, seis apresentaram aumento em março. O maior acréscimo (0,53%) foi registrado no grupo de Alimentação e Bebidas, seguido pelo grupo de Saúde e Cuidados Pessoais, com uma variação de 0,43%.

No campo negativo, o destaque foi a queda apresentada pelo setor de Transportes (-0,33%). Os demais grupos ficaram entre o -0,13% de Comunicação e o 0,33% de Despesas Pessoais.

INPC

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou um aumento de 0,19%, em comparação com os 0,81% de fevereiro. No acumulado do ano, o INPC apresenta uma alta de 1,58%, e nos últimos 12 meses, de 3,40%. Em março de 2023, a taxa foi de 0,64%.

Os preços dos produtos alimentícios passaram de 0,95% em fevereiro para 0,50% em março, enquanto a alta dos produtos não alimentícios foi de 0,77% para 0,09%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.