Economia

Inflação registra leve alta na RMS no mês de novembro, aponta pesquisa

Alta foi de 0,08%

Por Da Redação
Ás

Inflação registra leve alta na RMS no mês de novembro, aponta pesquisa

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (6) aponta que o IPCA da RMS cresceu em novembro na comparação com o mês anterior. Alta foi de 0,08% e ficou bem acima do apurado em novembro de 2018 (-0,31%), mas foi menos da metade do índice nacional (0,51%);

Com o resultado do mês, o IPCA na RMS de Salvador acumula alta de 2,64% de janeiro a novembro de 2019, abaixo do acumulado no mesmo período em 2018 (3,45%) e da média nacional (3,12%). No acumulado em 12 meses, o índice está em 3,22%, e passou a ficar abaixo da média nacional (3,27%).

As despesas com gastos pessoais têm maior aumento (1,53%), puxadas pelos jogos de azar (24,35%), e são a principal pressão inflacionária de novembro na região. Em novembro, cinco dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o IPCA tiveram altas na Região Metropolitana de Salvador; três grupos tiveram deflação; e comunicação manteve estabilidade (0,00%).

A segunda principal pressão inflacionária em novembro surgiu do ramo alimentação e bebidas (0,32%), que voltou a crescer após três quedas consecutivas, com avanços tanto nos preços dos alimentos consumidos no próprio domicílio (0,27%), quanto fora de casa (0,42%).

Dentre os alimentos, as carnes em geral (3,20%) foram as que mais contribuíram para a alta da inflação de novembro, com destaque para a alcatra (4,81%) e a carne-seca e de sol (3,18%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário