• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação segue em alta e afeta maior quantidade de preços no país, aponta IBGE
Economia

Inflação segue em alta e afeta maior quantidade de preços no país, aponta IBGE

Índice de difusão foi o maior já registrado para meses de abril e o mais elevado para um mês desde fevereiro de 2003

Por Da Redação
Ás

Inflação segue em alta e afeta maior quantidade de preços no país, aponta IBGE

Foto: Reprodução

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a inflação segue em alta no país e passou a afetar uma quantidade maior de preços. Conforme os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), o índice de difusão da inflação saltou para 78,7% em abril.

De acordo com o Banco Modal, com base na série histórica do IPCA-15, o índice de difusão foi o maior já registrado para meses de abril e o mais elevado para um mês desde fevereiro de 2003, quando ficou em 78,9%.

Em abril do ano passado, estava em 61%. Em dezembro de 2021 ficava abaixo de 70% e, em março deste ano, chegou a 75,5%.

Além da escalada dos preços, o indicador mostra que a inflação está mais espalhada. "Um índice de difusão maior representa que o processo inflacionário está mais disseminado, dificultando o seu controle", explica Felipe Sichel, estrategista-chefe do Banco Modal.

O resultado da inflação oficial de abril será divulgado pelo IBGE no dia 11 deste mês. Puxada pela alta dos combustíveis, a prévia da inflação registrou a maior elevação para o mês desde 1995, com a taxa no acumulado em 12 meses chegando a 12%. Já são 8 meses seguidos com a inflação anual acima dois dígitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário