• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Inglaterra decide a quem deve devolver ouro venezuelano: Maduro ou Guaidó
Mundo

Inglaterra decide a quem deve devolver ouro venezuelano: Maduro ou Guaidó

A existência de dois "presidentes" rivais dificulta a escolha

Por Da Redação
Ás

Inglaterra decide a quem deve devolver ouro venezuelano: Maduro ou Guaidó

Foto: Reprodução/ G1

Um tribunal comercial de Londres dá início, nesta segunda-feira (22) a uma análise sobre quem, entre Nicólas Maduro e o presidente autodeclarado Juan Guaidó, é o legítimo representante da Venezuela, em uma decisão que é o primeiro passo para determinar se 31 toneladas de ouro, equivalentes a US$ 1 bilhão, depositados no Banco da Inglaterra (BoE) serão devolvidos ou não. 

Os exames devem durar quatro dias e podem levar o tribunal comercial britânico a definir questões políticas venezuelanas, o que pode acarretar em consequências diplomáticas. 

"Quando você coloca em um banco estrangeiro o seu ouro, você tem uma contabilidade. Se algo acontecer, você estará protegido porque está pagando por um serviço de custódia", disse Luis Vicente Leon, economista venezuelano e presidente da consultoria Datanálisis, em entrevista à rede britânica BBC.

Essa estratégia é adotada por diversos países, pois nele há possibilidade de transformar o ouro em outros recursos de modo mais ágil e em um local seguro. Mas, com a existência de dois "presidentes" rivais, a decisão será mais difícil. Por este motivo, será realizada uma analisa, para saber quem será reconhecido como legítimo representante da república venezuelana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.