Iniciativa da Braskem com AlpFilm dá origem a plástico que protege alimentos e superfícies do coronavírus
Estudos comprovam que material elimina até 99,9% das partículas da Covid-19em 15 minutos
Foto: Divulgação/Alpes
Enquanto o mundo acompanha a corrida pela imunização contra o coronavírus, alguns produtos já oferecem uma ajuda para eliminar o vírus das superfícies. É o caso, por exemplo, de um filme plástico de PVC transparente para embalagem de alimentos, como carnes, frutas e frios, e para proteção de superfícies, que é capaz de inativar o vírus. O material elaborado graças a parceria entre a Braskem e AlpFilm possui micropartículas de prata e sílica em sua composição.
A tecnologia foi desenvolvida e licenciada pela empresa paulista Nanox, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Segundo testes conduzidos pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o material mostrou ser capaz de eliminar 79,9% de partículas da Covid-19 em três minutos e 99,99% em um período de 15 minutos.
“O plástico tem sido um grande aliado da população no enfrentamento da pandemia do coronavírus. As soluções em PVC viabilizam a produção de uma série de itens essenciais, que vão desde produtos médico-hospitalares até embalagens, que garantem a segurança alimentar, higiene e limpeza, entre outros, reforçando a luta contra a Covid-19”, explica Almir Cotias, diretor do Negócio de Vinílicos da Braskem, área responsável pela produção da matéria-prima do filme.