Inmet alerta sobre possibilidade de tempestades intensas no Brasil, com destaque para a Bahia
Previsão meteorológica divulgada nesta quarta-feira (7) detalhou situação em todo o país

Foto: Reprodução/Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
A previsão meteorológica divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre a possibilidade da Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe e algumas regiões do Norte serem acometidas por tempestades intensas.
No Nordeste do país, as chuvas mais intensas devem ficar concentradas no litoral da Bahia. O Inmet emitiu um alerta laranja, de "perigo", indicando chuvas fortes de até 100 milímetros (mm) por dia no nordeste do estado, incluindo a capital baiana, Salvador.
O órgão ainda atenta aos riscos de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Região Sul
Na região Sul, os temporais devem intensificar, com maior concentração no Centro-Oeste e no sul do Rio Grande do Sul (RS). Foram emitidos dois alertas, um de nível amarelo e outro de nível laranja, o que indica a possibilidade de tempestades com chuva de até 100 mm por dia.
Ainda foi alertado o risco de tempestades localizadas com possibilidade de granizo e rajadas de vento. Em algumas localidades do RS, os volumes de chuva podem alcançar entre 100% e 200% da média climatológica de todo o mês de maio em apenas poucos dias.
Região Sudeste
Na região Sudeste, as capitais devem registrar temperaturas agradáveis típicas do outono, enquanto o interior dos estados devem apresentar calor acima da média para a época do ano.
A região segue com o tempo aberto na maioria das ocasiões, mas com presença de nebulosidade e nevoeiros nas primeiras horas da manhã.
Nesse cenário, as temperaturas sobem gradualmente, com possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no final da tarde.
Região Norte
O Inmet afirma a possibilidade de "perigo potencial", de menor intensidade, prevendo chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, além de ventos fortes de 40 a 60 km/h, no extremo-norte do país, passando pelo Acre e chegando ao Centro-Oeste, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Não foram divulgados alertas exclusivos para a região Centro-Oeste do país.
Confira previsão divulgada pelo Inmet na íntegra:
Mapa da previsão meteorológica divulgado pelo Inmet | Reprodução/Inmet