Inmet divulga alerta de perigo de chuvas intensas no Brasil
Segundo as previsões, Alagoas e Rio Grande do Norte podem ser os mais atingidos
Foto: Ilustrativa /Clima Tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (16), um alerta de perigo de chuvas intensas, válido até sábado, abrangendo áreas das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Os estados mais afetados, segundo previsão, serão Alagoas e Rio Grande do Norte, com a possibilidade de acumulação de até 50 milímetros (mm) de chuva em 24 horas, acompanhados por ventos atingindo até 60 km/h.
O alerta coloca em risco cerca de 4 milhões de pessoas que residem em áreas vulneráveis no Brasil. A incidência dos eventos climáticos extremos impacta diretamente as comunidades negras e de baixa renda, historicamente localizadas em regiões periféricas, onde a ausência de políticas públicas é evidente. O coordenador da frente de Justiça Climática do Greenpeace Brasil, Igor Travassos, ressaltou a falta de preparo das cidades para lidar com os desafios da emergência climática.
“As cidades brasileiras não estão preparadas para os desafios impostos pela emergência climática e o poder público segue negligenciando os impactos desiguais. É necessário preparar as cidades por meio da implementação de políticas locais de prevenção, adaptação e resposta a esses eventos, trazendo para o debate as pessoas mais impactadas", afirmou.
Ele aponta as fortes chuvas ocorridas em janeiro, que resultaram em 18 mortes e deixaram cerca de 1.300 pessoas desabrigadas na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, como resultado da ausência de políticas de prevenção, adaptação às mudanças climáticas e resposta aos eventos extremos.