• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Inmet emite alerta de calor no Centro-Oeste e tempestades no Sul do Brasil
Brasil

Inmet emite alerta de calor no Centro-Oeste e tempestades no Sul do Brasil

Uma extensa massa de ar seco predomina sobre a região, estendendo-se também ao Sudeste e Nordeste

Por Da Redação
Ás

Inmet emite alerta de calor no Centro-Oeste e tempestades no Sul do Brasil

Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu alertas de perigo devido a uma onda de calor no Centro-Oeste e tempestades no Sul do Brasil.

Uma extensa massa de ar seco predomina sobre a região, estendendo-se também ao Sudeste e Nordeste. Isso resultará em dias com céu praticamente sem nuvens, ausência de chuvas e temperaturas elevadas. A onda de calor pode elevar os termômetros até 5 °C acima da média, persistindo por um período de 3 a 5 dias.

O Inmet emitiu alertas laranja de calor até às 14h desta quinta-feira para as seguintes regiões: Noroeste Paranaense; Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; e Araçatuba.

O alerta se estende até 18h de sábado (21) para áreas abrangendo: Centro-Sul Mato-grossense; Nordeste Mato-grossense; Leste de Mato Grosso do Sul; Centro Norte de Mato Grosso do Sul; Norte Mato-grossense; Leste Rondoniense; Sudoeste Paraense; Sudeste Mato-grossense; Ocidental do Tocantins; Norte Goiano; Sul Goiano; Sul Amazonense; Pantanais Sul Mato-grossense; Noroeste Goiano; Sudoeste Mato-grossense; Sudoeste de Mato Grosso do Sul; Madeira-Guaporé; Sudeste Paraense; e Centro Goiano.

Na região oeste do Sul, há alerta laranja de perigo para tempestades. O Inmet prevê chuvas de até 100 mm/dia e ventos atingindo até 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo em áreas que incluem: Oeste Catarinense; Noroeste Rio-grandense; Centro Ocidental Paranaense; Noroeste Paranaense; Sudoeste Paranaense; Oeste Paranaense; Norte Central Paranaense; Norte Catarinense; Sudeste Paranaense; Centro-Sul Paranaense; Serrana; Sudoeste Rio-grandense; Centro Ocidental Rio-grandense; e Nordeste Rio-grandense.

Há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos nessas áreas. Devido às chuvas já registradas e às previsões, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para possíveis inundações nos rios Jacuí e Uruguai, com áreas afetadas desde Cachoeira do Sul até Uruguaiana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.