• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Inpe: universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas em 2019
Brasil

Inpe: universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas em 2019

Apenas 2,5% das instituições privadas tiveram nota máxima

Por Da Redação
Ás

Inpe: universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas em 2019

Foto: Agência Brasil

Dados do Conceito Preliminar de Curso, indicador de qualidade do Ministério da Educação, apontou que as universidades públicas tiveram desempenho superior às privadas em 2019. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

De acordo com o indicador, 68% das universidade públicas tiveram nota 4 ou 5,  enquanto as particulares alcançaram apenas 33%. As instituições privadas, na sua maioria, ficaram com nota 3 no CPC, 54,4% das universidades avaliadas.

Entre as 8.138 instituições que foram avaliadas, apenas 2,5% alcançaram a nota máxima, considerada com nível de excelência pelo MEC e 8% foram classificadas como insatisfatórias, com notas entre 1 e 2.

Ainda segundo os dados do Conceito Preliminar de Curso, 40,1,% dos cursos presenciais conseguiram nota 4. Já 66,7% os cursos a distância ficaram na faixa 3.

Na edição de 2019 foram avaliadas graduações nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo. A nota do Conceito de Curso varia de 5 a 1 e leva em conta a avaliação de desempenho dos alunos, a formação dos professores, o regime de trabalho dos docentes e a percepção dos alunos com relação ao curso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.