• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Inquérito sobre ataque hacker a órgãos federais ainda não foi concluído em mais de quatro meses depois

Inquérito sobre ataque hacker a órgãos federais ainda não foi concluído em mais de quatro meses depois

Governo federal afirma que aguarda conclusão das investigações para adotar possíveis medidas punitivas

Por Da Redação
Ás

Inquérito sobre ataque hacker a órgãos federais ainda não foi concluído em mais de quatro meses depois

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As investigações do ataque cibernético que apagou o ambiente de nuvem de pelo menos cinco órgãos federais, não foram concluídas pela Polícia Federal.

Na última sexta-feira (8), questionada pelo Jornal Nacional, a PF afirmou que “as diligências realizadas durante a investigação não podem ser divulgadas, sob pena de comprometer o sigilo indispensável ao bom andamento das investigações”, e que “continua tratando o caso com máxima prioridade e pretende concluir as investigações no prazo mais breve possível”.

Procurado sobre o rumo das investigações, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que em dezembro acompanhou e orientou os órgãos federais atacados, afirma que “não tem competência legal para realizar investigação sobre o tema demandado”, porque “atua na normatização da segurança da informação no âmbito da Administração Pública Federal”.

A reportagem também ouviu cinco dos órgãos afetados: o Ministério da Saúde, a Controladoria-Geral da União (CGU), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Política Rodoviária Federal respondeu, em nota, que a investigação do caso está sendo conduzida sob sigilo pela Polícia Federal. “Portanto, não poderemos prestar quaisquer esclarecimentos no momento". 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário