Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda (11)
Neste ano, pela primeira vez, as provas serão dividas entre papel e digital
Foto: Reprodução
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (11) e seguem até o próximo dia 22 de maio. A taxa de para realizar a prova é no valor de R$ 85 e pode ser paga até o dia 28 de maio. Neste ano, pela primeira vez, o participante poderá escolher entre fazer a prova e papel ou digital.
Para fazer a inscrição, o estudante precisa acessar a Página do Participante pelo aplicativo ou pelo site. E, logo depois, deve escolher se fará a prova tradicional ou digital. Só poderão participar das provas do Enem 2020 quem já concluiu o Ensino Médio ou aqueles que irão concluir até o final do ano.
As provas impressas serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 22 e 29 de novembro. É importante lembrar que não serão aplicadas provas digitais neste ano para os participantes que necessitam recursos de acessibilidade.
No entanto, vale ressaltar ainda, que apesar do Enem adotar um novo modelo de prova, o digital terá o mesmo formato das provas tradicionais, com 180 questões e a redação. Mas, as perguntas serão diferentes e o tema da redação, pois as provas serão aplicadas em datas diferentes.
No processo de inscrição, também é necessário escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Após feita a inscrição, não é possível mudar.
Quem quiser ser identificado pelo nome social na prova, deverá fazer o pedido entre 25 e 29 de maio. Assim como quem possui baixa visão, deficiência física ou mental, auditiva, surdez, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, que comprovem por meio de laudo médico as condições, devem solicitar atendimento especializado durante a fase de inscrição.