Inspiração de desenho animado, espécie de pica-pau será declarado extinto nos EUA
Além dele, outras 22 espécies de aves, peixes e mexilhões também podem desaparecer
Foto: Auscape/Universal Images Group via Getty Images
O pica-pau-bico-de-marfim, inspirador do famoso desenho animado, deve ser declarado extinto, segundo as autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (29). Na lista divulgada ainda aparecem outras 22 espécies de aves, peixes, mexilhões e animais selvagens.
Também estão programados para extinção o pássaro toutinegra de Bachman, duas espécies de peixes de água doce, oito espécies de mexilhões-de-água-doce do sudeste e 11 do Havaí e das ilhas do Pacífico.
A espécie desse pica-pau foi frequentemente baleado por caçadores e colecionadores, o que contribuiu para o seu desaparecimento, conforme a cientista do Centro de Diversidade Biológica, Tierra Curry, à CNN.
O último aparecimento da ave nos EUA foi na Louisiana, na década de 40, de acordo com o diretor emérito do Laboratório Cornell de Ornitologia, John Fitzpatrick. No entanto, há quem diga que a espécie foi vista nos anos 2000.
Uma petição será realizada, de modo que a ave seja retirada da lista de extinção. “Estou esperançoso que eles deem outra olhada nisso e digam que podemos realmente retirar isso por mais uma ou duas décadas”, disse Fitzpatrick. “Continuamos a dizer que vale a pena procurar este pássaro.”