INSS: número de concessões de benefícios chega a quase 5 milhões em 2023
Aumento está ligado ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.
O Boletim Estatístico da Previdência Social mostra que as concessões de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegaram a 4,8 milhões até outubro deste ano. O número é 11% maior em relação ao mesmo período de 2022, além de superar o total do ano inteiro de 2021.
Somente em outubro, do total de 544,5 mil benefícios concedidos, 42% eram de auxílio-doença, 16% de aposentadoria por idade, 12% de salário-maternidade, 7% de amparo assistencial de pessoa com deficiência e 7% de pensão por morte.
De acordo com o secretário de Previdência Social, Adroaldo Portal, o aumento das concessões está ligado ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, que teve sua lei sancionada em novembro.
O tempo médio de concessão dos benefícios do INSS caiu para 57 dias, em setembro e outubro, o menor nível em três anos, e para 55 dias, em novembro. De acordo com o portal do governo, a meta do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é chegar, em 31 de dezembro, a um tempo máximo de 45 dias de espera pela concessão de benefícios.