INSS passa a permitir auxílio-doença à distância e sem perícia; saiba como não cair em golpes!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam solicitar o benefício de auxílio-doença - que agora é chamado "benefício por incapacidade temporária" - passaram a poder fazer seus requerimentos de forma online e sem a necessidade de perícia. Porém, a nova regra, que veio para facilitar o acesso ao benefício e reduzir a fila de perícia, que hoje conta com 1,1 milhão de segurados à espera de atendimento, tem sido alvo de golpes.
Na Bahia, de acordo com o portal da transparência do INSS, em agosto, foram registradas mais 55 mil pessoas na fila aguardando análise e perícia para o Benefício por Incapacidade Temporária. Para otimizar os atendimentos, o INSS começou a ligar para os segurados que estejam aguardando há mais de 45 dias pela perícia médica que dá acesso ao benefício por incapacidade temporária. A iniciativa busca antecipar o processo de solicitação por meio do portal Atestmed.
O advogado Dr Eddie Parish, sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em direito previdenciário, explicou como tem funcionado o contato do INSS com os segurados. "A primeira coisa que precisamos esclarecer é que agora quando o INSS liga para o cidadão aparece o número (11) 2135-0135. Ou seja, qualquer outro número é golpe! Além disso, é importante destacar que o INSS não pedve fotos para comprovar biometria facial ou cópia de documentos. Se isso acontecer, cuidado, que também é golpe!", explica.
Ele ainda alerta que esse número não é WhatsApp e que o INSS não pede pagamento de nenhum boleto, PIX ou transferência financeira. Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou suspeite que está sendo vítima de golpe, a orientação do INSS é fazer uma chamada gratuita para o número 135. "É bom destacar também que o segurado sempre pode contar com o auxílio de um advogado especializado para tirar qualquer dúvida e garantir que não será lesado por golpistas", completa.