Instagram planeja usar IA para verificar idade de adolescentes no Brasil
O aplicativo da Meta vai solicitar duas etapas: carregamento de um documento e a gravação de um vídeo

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Em busca de alternativas para proteger menores de idade, o Instagram está em processo de estudo para verificação de faixa etária dos usuários da plataforma no Brasil e na Índia. Dessa vez, o app pretende usar inteligência artificial para confirmar as informações.
Essa ferramenta pode ajudar a identificar os menores que alterarem a idade para 18 anos ou mais no Instagram. O aplicativo da Meta vai solicitar duas etapas adicionais para justificar a alteração: carregamento de um documento comprobatório de idade e a gravação de um vídeo tirado da câmera frontal do celular.
Nesse último caso, a plataforma vai utilizar a inteligência artificial da Yoti, empresa que aponta a idade do jovem a partir de feições faciais. De acordo com a Meta, a tecnologia não reconhece identidade (apenas a faixa etária) e que todo conteúdo é excluído após a análise.
Como destacou a Yoti, a IA possuí um banco de imagens de pessoas anônimas em todo o mundo, utilizado para treinar o algoritmo para reconhecer idades de menores de idade.