Instituições financeiras começam a enviar informações para o cadastro positivo
Serviço funciona como um banco de dados para reconhecer bons pagadores
Foto: Reprodução
Bancos e instituições financeiras começaram a enviar informações para o cadastro positivo nesta segunda-feira (11). O serviço funciona como um banco de dados para “reconhecer” os consumidores que são bons pagadores.
Com a nova lei, os bancos e empresas terá o direito de colocar o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia, como já acontece com o cadastro negativo. Quem não quiser que suas informações sejam compartilhadas poderá solicitar a retirada de seu nome.
O cadastro positivo funciona com informações históricas de crédito juntamente com uma nota de crédito (score) e disponibilizada a bancos e ao comércio para definir limites de empréstimos ou de venda para cada cliente. Quanto maior a nota, maiores também as chances de conseguir empréstimos a juros mais baixos.
O Banco Central autorizou 4 empresas a operar com o cadastro positivo: Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e SPC Brasil/Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o SPC Brasil, a expectativa é de que até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país já estarão com o seu cadastro positivo aberto.