Integração da agricultura e meio ambiente
Confira o editorial desta terça-feira (10)
Foto: Pixabay
O Dia do Campo, também conhecido como Dia Mundial do Campo, é comemorado em maio – não confundir com o Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado agosto.
O campo é considerado o bioma terrestre mais vasto do planeta. Através dos continentes, sua superfície chega a cerca de 24% – ou em 46 milhões de quilômetros quadrados.
A data serve para municípios promover ações para conscientizar a população sobre a importância da adoção de práticas de manejo e conservação do solo, em busca de sustentabilidade entre a agricultura e o meio ambiente.
O manejo, a proteção e uso do solo devem-se basear, primeiramente, no seu potencial produtivo. Sendo que para um manejo adequado do solo é necessário considerar suas propriedades físicas (aeração, retenção de água, compactação, estruturação), químicas (reação do solo, disponibilidade de nutrientes, interações entre estes) e biológicas (teor de matéria orgânica, respiração, biomassa de carbono, biomassa de nitrogênio, taxa de colonização e espécies de microrganismos).
Um bom manejo do solo é aquele que propicia boa produtividade no tempo presente e que, também, possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro.
Entre os fatores a considerar na escolha do sistema de manejo do solo em um vinhedo estão a conservação ou o aumento do teor e qualidade da matéria orgânica, a proteção do solo contra o impacto das gotas de chuva e a economia da água nele armazenada.
Um bom planejamento e a aplicação cuidadosa de métodos agronômicos garantem um alto rendimento de produtos com qualidade e reduzem o impacto negativo da cultura sobre o meio ambiente.