Internet móvel no Brasil: velocidade abaixo da média global
Confira o editorial desta quarta-feira (3)
Foto: Divulgação
A velocidade da internet móvel no Brasil está abaixo da média global, de 63.15Mbps para download. O país ocupa o 76º lugar entre 138 nações.
A velocidade de download de uma conexão com a Internet descreve a taxa na qual os dados são transferidos da Internet para o computador de um usuário.
Ela é medida em megabits por segundo (Mbps) e determina a quantidade de dados que você pode receber em um segundo
Segundo analistas, a baixa performance é reflexo da desigualdade de acesso, uma vez que a velocidade média deriva, principalmente, da distribuição de antenas por habitantes.
Por isso, a alta demanda por dados tende a congestionar o tráfego.
O primeiro lugar do ranking ficou para os Emirados Árabes Unidos, com velocidade quatro vezes mais rápida que a média global. Em segundo lugar aparece a Coreia do Sul, seguida pela Noruega.
Na América Latina, o Brasil (33,92 Mbps) é o quarto, atrás de Suriname, Jamaica e Uruguai. Os dados são do relatório trimestral da Speedtest Global Index, da Ookla, empresa que faz testes e análises de internet.
Em resumo, e apenas refletindo sobre o uso da internet para atividades remuneradas, uma conexão lenta causa um longo tempo de espera para o cumprimento das atividades. Pode atrasar todas as atividades e comprometer prazos de entrega e a sinergia da equipe.