• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Invasão russa pode gerar recuo de 45% no PIB da Ucrânia e de 11,2% no da Rússia em 2022, aponta Banco Mundial

Invasão russa pode gerar recuo de 45% no PIB da Ucrânia e de 11,2% no da Rússia em 2022, aponta Banco Mundial

Os dados, divulgados no último domingo (10), fazem parte do último relatório para a Europa e a Ásia Central

Por Da Redação
Ás

Invasão russa pode gerar recuo de 45% no PIB da Ucrânia e de 11,2% no da Rússia em 2022, aponta Banco Mundial

Foto: Reprodução

O Banco Mundial prevê uma queda de 45,1% do PIB da Ucrânia em 2022, em razão da guerra com a Rússia. A instituição, no entanto, diz que a projeção pode ser alterada a depender da duração e intensidade do confronto. Os dados, divulgados no último domingo (10), fazem parte do último relatório para a Europa e a Ásia Central.

Além do encolhimento do PIB da Ucrânia, o Banco Mundial também projeta uma contração russa em 11,2%, resultado que pode ser gerado através das sanções aplicadas por países ocidentais contra o país, depois de um crescimento de 4,7% em 2021.

Conforme o relatório, a guerra elevou os impactos de uma forte desaceleração global, diante do aumento da inflação, da dívida e dos níveis de pobreza. Esse resultado pode ser sentido em economias do mundo todo, principalmente em mercados emergentes e países em desenvolvimento da Europa e da Ásia Central.

O Banco Mundial destacou que a economia da região deve encolher 4,1% este ano, à medida que os choques econômicos da guerra agravam os impactos contínuos da pandemia de Covid-19 em 2020 e 2021.

Ainda segundo o relatório, a crise humanitária provavelmente será o problema mais duradouro do conflito.

O banco também projeta que Belarus, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão entrem em recessão este ano.

A Rússia e a Ucrânia correspondem por cerca de 40% das importações de trigo na região e cerca de 75% na Ásia Central e no Sul do Cáucaso. A Rússia também é um destino importante de exportação para muitos países, com as remessas russas representando cerca 30% do PIB em algumas economias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário