• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IPCA-15: batata-inglesa sobe 40% em junho e pressiona a inflação na RM de Salvador

IPCA-15: batata-inglesa sobe 40% em junho e pressiona a inflação na RM de Salvador

Preço é resultado do aumento da procura pela batata-inglesa em todo o país

Por Da Redação
Ás

Atualizado
IPCA-15: batata-inglesa sobe 40% em junho e pressiona a inflação na RM de Salvador

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A batata-inglesa é o produto com maior alta de preço entre os alimentos analisados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15). O legume registrou aumento de 39,82% na Região Metropolitana de Salvador, segundo a prévia da inflação do mês de junho. 

O preço é resultado do aumento da procura pela batata-inglesa em todo o país. As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em abril deste ano, causaram prejuízos nas plantações. 

Apesar do aumento em junho ser de quase 40%, o valor pode ser ainda maior para o consumidor. O boletim de  preços da Ceasa de Salvador, que mede os preços de atacado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, aponta que a saca de 50 quilos da batata comum custava R$ 300, no sábado (1º). No dia 3 de maio, porém, saltou para R$ 120. 

A situação é parecida com ao ocorrido com as plantações de uva no Rio Grande do Sul, impactado pelas chuvas intensas. A tragédia dificultou a produção e em maio havia relato de falta de vinhos em estabelecimentos de Salvador. 

Além da batata inglesa, a batata doce também registrou alta e tem pressionado a inflação. O IPCA - 15 de junho indica que a variação no último ano foi de 40%. Em comparação com o ano anterior, no entanto, o aumento foi de 2,6%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário