• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Quase 90% das cidades baianas beneficiadas pela Codevasf são redutos de deputados do PP e União Brasil

Quase 90% das cidades baianas beneficiadas pela Codevasf são redutos de deputados do PP e União Brasil

Outros 70 municípios beneficiados tiveram, pelo menos, um dos nove deputados das siglas entre os cinco mais votados na última eleição

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Quase 90% das cidades baianas beneficiadas pela Codevasf são redutos de deputados do PP e União Brasil

Foto: Reprodução

Das 135 cidades baianas que estão sob a mira do Ministério Público Eleitoral (MPE) por causa da farra de doações e convênios da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) às vésperas do início da sucessão municipal, 115 são redutos de deputados federais do PP e do União Brasil. A informação é do colunista do Metro1, Jairo Costa Júnior.

Os dados foram obtidos por meio de cruzamento de informações relacionadas à apuração dos votos para a Câmara nas eleições de 2022, com a lista de prefeituras beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, supostamente em troca de apoio político.

Cláudio Cajado (PP) lidera o ranking. Nove cidades onde ele saiu vitorioso nas urnas durante a última corrida para deputado federal receberam doações e convênios da Codevasf este ano. Destas, destacam-se os municípios de Tanque Novo, Ibicoara, Pindobaçu e Barra da Estiva, que lhe conferiram entre 40% e 60% dos votos válidos em 2022.

Logo depois, aparece Neto Carletto (PP), que conquistou sete municípios. Mário Negromonte Júnior (PP) e João Leão (PP) completam a relação com cinco e duas cidades, respectivamente.

Outros 70 municípios beneficiados pela Codevasf tiveram, pelo menos, um dos nove deputados do PP e do União Brasil entre os cinco mais votados na última sucessão. Apenas 20 cidades que entraram no radar do MPE não pertencem ao mapa eleitoral dos parlamentares das duas legendas. Dentre as cidades, aparecem Feira de Santana, Juazeiro, Irecê e Morro do Chapéu.

Investigações intensificadas

O MPE promete intensificar o acompanhamento dos termos de doações firmados pela Codevasf com o Poder Executivo ou entidades do terceiro setor em diversos municípios baianos.

De maio deste até, até o último dia 31 de junho, o Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais (Nuel) distribuiu notícias de fato sobre 291 termos de doações pela Codevasf para serem fiscalizados pelos promotores de Justiça com atuação eleitoral em 137 municípios baianos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais (Nuel), o promotor de Justiça Millen Castro, os procedimentos ministeriais instaurados visam evitar o favorecimento de candidatos nas eleições deste ano à custa dessas doações.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário