Economia

IPCA desacelera em maio, mas alguns itens ainda apresentam alta de preços

Cerveja e picanha divergem de promessas de queda, enquanto ovos e planos de saúde registram aumentos

Por Da Redação
Ás

IPCA desacelera em maio, mas alguns itens ainda apresentam alta de preços

Foto: Freepik

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma alta de 0,23% em maio, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado representa uma desaceleração em relação ao mês de abril, no qual o indicador havia sido de 0,61%. Apesar disso, alguns itens ainda apresentaram expansão de preços nos últimos 12 meses.

No caso da cerveja, mesmo com uma queda de 0,28% em maio, ela acumula uma alta de 10,19% nos últimos 12 meses e de 2,94% neste ano. Essa variação vai contra a promessa de campanha do presidente Lula, que buscava uma redução nos preços desse produto.

Por outro lado, a picanha apresentou um recuo de 4,4% neste ano. Nos últimos 12 meses, houve uma baixa de 2,6%, sendo que em maio a retração foi de 0,62%. Esses números indicam uma tendência de queda no preço desse corte de carne, corroborando com a promessa de queda feita pelo presidente.

O ovo de galinha, por vez, teve um aumento de 20,68% nos últimos 12 meses, sendo que em maio houve um acréscimo de 1,83% nos preços. Já os planos de saúde registraram uma elevação de 17,48% nos últimos 12 meses, com uma alta de 1,2% em maio.

Esses dados mostram que, apesar da desaceleração no IPCA em maio, alguns produtos continuam apresentando aumentos expressivos nos preços, enquanto outros mostram uma tendência de queda. É importante acompanhar essas variações para compreender os impactos da inflação no cotidiano dos consumidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário