• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • IPCA: inflação sobe 0,39% em novembro, com alta nos grupos de Alimentação e Transportes

IPCA: inflação sobe 0,39% em novembro, com alta nos grupos de Alimentação e Transportes

Índice acumula uma alta de 4,29% no ano e de 4,87% em 12 meses

Por Da Redação
Ás

IPCA: inflação sobe 0,39% em novembro, com alta nos grupos de Alimentação e Transportes

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, registrou uma alta de 0,39% em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O número, apesar do aumento, ainda representa uma desaceleração em comparação ao resultado de outubro, quando o índice subiu 0,56%. 

O resultado veio acima do esperado pelos economistas, que projetavam uma alta de 0,34%. Segundo os especialistas, a elevação foi influenciada no grupo de Alimentação e bebidas (1,55%), após aumento nos preços das carnes (8,02%), no grupo de Transportes (0,89%), que foi impulsionado pela alta nos preços das passagens aéreas (22,65%) e no grupo de Despesas pessoas (1,43%), diante do avanço visto no cigarro (14,91%). 

O IPCA acumula uma alta de 4,29% no ano, o que aproxima do teto da meta de inflação para este ano, de 4,50%. Em 12 meses, o avanço é de 4,87%, acima do limite da meta. 

Por outro lado, a maior queda em novembro veio de Habitação, que registrou uma queda de 1,53% no mês, puxada pelo recuo dos preços de energia elétrica residencial (-6,27%).

INPC sobe em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é usado como referência para reajustes do salário mínimo, subiu 0,33% em novembro. Em outubro, o indicador havia registrado um avanço de 0,61%.

Com o resultado, o indicador passou a acumular uma alta de 4,27% no ano e de 4,84% em 12 meses. Em novembro de 2023, a taxa foi de 0,10%. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário