Operação contra crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre 28 mandados de prisão na Bahia e outros três estados
Ação faz parte da Operação Ephedra, iniciada na manhã desta terça-feira (10)

Foto: Divulgação/PRF
Uma operação contra crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpriu 24 mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão nos estados de Bahia, Goiás, São Paulo e Tocantins, na manhã desta terça-feira (10).
Batizada de Ephedra, a operação identificou a atuação de diversos criminosos, responsáveis pela produção e comercialização de anfetaminas, popularmente conhecidas como "rebites". As drogas sintéticas são vendidas a motoristas profissionais que possuem o desejo de impedir o sono para conseguir realizar jornadas de trabalho mais longas.
A utilização dessas drogas por parte dos motoristas além de descumprir a legislação trabalhista, por ultrapassar a carga horária permitida, também coloca em risco a segurança nas estradas, já que os usuários podem se envolver em mais acidentes por conta da saúde prejudicada.
Além da produção e venda de drogas, a investigação também identificou uma ampla rede de empresas e contas bancárias utilizadas pelos líderes da organização criminosa para movimentar valores milionários, que eram utilizados para adquirir produtos químicos, máquinas e cartelas para produção das drogas. O grupo criminoso disfarçava o dinheiro obtido com a comercialização dos "rebites" através da aquisição de veículos, residências, fazendas e até mesmo "moedas virtuais".
Confira todos os 12 municípios distribuídos nos quatro estados onde os mandados são cumpridos:
• Bahia: Luís Eduardo Magalhães;
• Goiás: Anápolis, Campinorte, Ceres, Goiânia, Goianira, Mara Rosa, Porangatu, Trindade, Uruaçu;
• São Paulo: Salto;
• Tocantins: Talismã.
As ações são movidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado de Goiás (GAECO/MPGO) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram acionados 268 Policiais Rodoviários Federais e 96 integrantes do Ministério Público Estadual, incluindo 26 Promotores de Justiça, além do auxílio de cães farejadores para a busca de entorpecentes.